O título desta postagem não parece fazer sentido: política, ateísmo e estado laico, elementos que não têm nada em comum aparentemente. Vou explicar cada um dos itens e depois ligados de forma "simples".
O laicismo ou estado laico, é o conceito que prevê a separação entre estado e religião. A religião não interferiria em decisões de caráter principalmente político e uso de símbolos religiosos em lugares públicos. Na constituição brasileira a laicidade esta prevista de forma parcial, veja:
"Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-las, embaraçar-lhes o
funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência
ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público."
E isso pode ser visto em diversas ocasiões no dia a dia, como a frase " Deus seja louvado" nas cédulas. Ou a imagem de cristo crucificado em departamentos públicos, como tribunais e hospitais. Também podemos citar ensino religioso em escolas.
Foto de cristo no tribunal |
Frase "Deus seja louvado" na cédula. |
Política. Época de eleição. Ou seria melhor chamá-la de disputa religiosa? As campanhas de alguns candidatos podem causar certo desconforto e insinuação ao preconceito. Isso leva ao primeiro assunto, a laicidade do estado. E é justamente esse ponto que merece atenção, pois a escolha de nossos representantes é importante. E ninguém faz nada para mudar.
Campanha preconceituosa de Silas Malafaia contra homosexuais . |
Agora por último e não menos importante o ateísmo. Mais necessariamente a repressão que vem sofrendo. Uma pesquisa indicou que os ateus e usuários de drogas são os mais odiados no Brasil (ver gráfico . Sem falar no desrespeito. Uma campanha do ATEA (Associação brasileira de ateus e agnósticos) foi proibida de ser veiculada em ônibus, pois os donos das companhias de transporte público ficaram com medo da reação das pessoas.
Essa campanha do ATEA tinha o objetivo de mostrar o ateísmo as pessoas com imagens e frases simples, como você pode conferir.
Como havia prometido acabo esse texto com um pensamento:
Brasil um país onde a laicidade não é respeitada, políticos religiosos que espalham o preconceito e ateus são odiados e reprimidos. Se você duvida e acha exagero leias as notícias abaixo,são exemplos de comentários sem fundamento, que vai contra a o estado laico:
- Vereadora vai propor criação do grupo de oração na câmara.
- Pastor diz que masturbação é uma forma de homossexualidade.
Artigo escrito por Devid Henrique
- Vereadora vai propor criação do grupo de oração na câmara.
- Pastor diz que masturbação é uma forma de homossexualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário