segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Clones: Anjos ou demônios?

     Em 1997 um grupo de cientistas escoceses anunciaram a criação do clone de uma ovelha, a Dolly. Com isso se iniciou a Era dos Clones. A ovelha ao mesmo tempo simbolo religioso, Dolly passou a ser um importante marco na história da ciência e do mundo. A simpática ovelhinha da raça finn-dorset de focinho rosado, conseguiu para a alegria de muitos e tristeza de outros, a destruição do maior privilegio humano e uma verdade atormentadora: não somos mais únicos.

                                  
                                                            Ovelha Dolly

                                                                  
 A questão

     A receita para se construir um mamífero é muito simples: Os cientistas inplantaram num óvulo não fecundado e sem material genético e o fundiu com uma célula doada de outra ovelha na qual queriam clonar. Tava aí o clone. Dolly nasceu da tentava número 277ª e "Se queressimos fazer a mesma coisa com um humano, o que absolutamente não é o caso, as difuldades seriam abismalmente grandes" disse Iam Wilmut chefe da equipe de cientistas. Mas o que garante que em algum lugar escondido e desconhecido por todos, um insensível "alquimista esteja tentando clonar um humano? E se já foi clonado? Até onde vai os limites da nossa ciência?
     Não é de se estranhar que exista o medo de ressuscitar, clonar os grandes vilões da história, ou até mesmo ganhar proveito e dinheiro com clone de celebridades.
                                                                                    
                                       De corpo e alma


     Mas o efeito mais polêmico mesmo, foi a religiosa. Com as técnicas para um provável clone humano (sem mãe nem pai) fruto de mera curiosidade, irritou e ofendeu religiosos de todo o mundo, e que segundo o Papa estavamos tornando "arrogantemente melhor que o do Criador". A novas ideias sempre causaram temor e revolta por parte da igreja Católica, como quando apresentado o modelo heliocêntrico, ou até mesmo quando foi apresentado a teoria da evolução do Darwin. Mas com o passar do tempo elas foram aceitas e mudaram para o positivamente a vida da gente. Será que com o tempo a clonagem humana não possa ser vista como algo natural e importante?

  O lado científico

     Mas a clonagem tem vários propósitos científicos importantes. Abaixo esta uma lista dos dois principais:

- Obter células tronco, podendo por exemplo a reconstituição de uma medula ou outro órgão.

-Ajudar casais que são inférteis a terem filhos.


     Isso ainda não é possível em seres humanos, mas já vem sendo usado em outros animais em extinção e aprimoramento genético de vacas. No entanto, até que a técnica seja dominada não temos muitas opções a não ser os métodos atuais.

Fim de conversa

Bem, creio que já falei sobre os aspectos mais importantes e isso nada mais é sobre as faces do assunto. Portanto se você é a favor ou não da clonagem humana, poste a sua opinião nos comentários. Os melhores serão colocados aqui neste artigo. Escreva logo e ABRA SUA MENTE.




Publicado por Devid Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário