quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pena de Morte


O que é?
     
     Pena de morte, como o nome já diz, é quando uma pessoa é condenada à morte. Hoje em dia apenas uma parte da Ásia e África e os Estados Unidos estão com a lei em uso.  Em pouco mais de 30% de todo o planeta a lei é totalmente abolida, em quase toda a Europa, em parte da Oceania, em grande parte da América do Norte e pequenos países do sul da América e África.

No Brasil:
     
     No Brasil a pena de morte só é liberada em uma circunstância, em caso de guerra declarada, de acordo com o artigo 5º Inciso XLVII da Constituição Federal. A última vez que um cidadão livre foi condenado à morte, foi em 30 de outubro de 1861, em Goiás, o homem se chamava José Pereira de Souza.
     Pesquisas realizadas desde 1991 registram que a população brasileira apóia a legalização da pena de morte, veja o gráfico abaixo:

Ficheiro:Poll Death penalty Brazil.JPG

Na antiguidade:
     
     Em Atenas, Grécia, os jurados eram escolhidos na rua entre os cidadãos, as penas variavam muito, pois nem sempre era condenada a morte. Mas, quando o criminoso era pego em flagrante a pena normalmente era a morte. Variava entre pauladas, apedrejamentos ou até mesmo ser jogado do ponto mais alto da cidade.
     A pena de morte começou a existir desde que civilizações nasceram. No Egito existiam vários motivos para a pena capital, assim também chamada, como o roubo de tumbas. O faraó e os Sacerdotes eram como juízes. As penas normalmente eram entregar os condenados aos crocodilos ou simplesmente eram queimados vivos. Quando eles iam cona a lei, eram obrigados a se matar.


Como acontece hoje:
     
     A cadeira elétrica foi à maior forma de matar os criminosos do século XX e foi usada até 2010. Agora a principal forma de se matar os criminosos é por meio da injeção letal, isso ocorre principalmente nos Estados Unidos, onde “De 1976 a 24 de setembro de 2007, houve 1.098 execuções, das quais 928 foram por injeção letal, 154 por eletrocussão, 11 por câmara de gás, 3 por enforcamento, e 2 por fuzilamento.


Opinião:

CONTRA- Sou contra pelo fato da pessoa não ser devidamente julgado, pois não tem chance de se arrepender e poder refazer sua vida. Outro motivo é que a pessoa não pode ser o verdadeiro culpado.

A FAVOR- Sou a favor pelo fato de uma pessoa que cometeu uma crime muito grave seja morto, pois ele pode fazer tudo de novo sem arrependimento. Sou a favor também em questões de guerra ou terrorismo, pois uma simples cadeia não irá suprir o desejo de vingança.
     
Independentemente de sua opinião temos que respeitar a de cada um, pois é um tema que gera varias discussões... Temos que ter MENTE ABERTA...

Publicado por Hércules Fernandes Moreno

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aborto- Uma Vida a Troco de Quê?


     Hoje o aborto é considerado crime em menos da metade de todo mundo, a Ásia libera em todos os casos, Estados Unidos e Canadá também liberam em todos os casos, e em pequena parte da Europa o aborto é proibido. Em apenas dois países o aborto é proibido em todas as circunstâncias, Chile e Nicarágua. Hoje o Brasil libera o aborto em apenas três situações: Se a gravidez oferecer risco de morte para a mãe, caso a gravidez seja acarretada por estupro ou se o feto for anencefálico, ou seja, não ter o cérebro. 


     Para alguns o aborto é considerado crueldade, e é mesmo, mas, devemos entender que existem pessoas sem condição financeira, sem apoio por parte da família, existem casos de adolescentes que tem medo do que vem pela frente e acabam se precipitando. Eu particularmente sou contra, mas sou a favor de opiniões contraditórias, sou contra pelo fato de existir diversos tipos de preservativos, como o DIU, diafragma, pílulas e a camisinha, alguns dizem que não tem dinheiro para comprar, mas os postos de saúde distribuem camisinha de graça, tudo isso para evitar a gravidez indesejada.

  [Contra] Por mais que sejamos contra a maioria é a favor, fazendo com que a lei contra o aborto se fortaleça. Então o recomendando é sempre se proteger, pois existe coisa pior que gravidez, mas, caso alguma coisa der errado, NÃO ABORTE, continue a gravidez, supere as dificuldades, e tenha o bebê, então se você realmente não quiser leve-o para a doação, mas novamente, NÃO ABORTE.
   [A favor]  O estado não deve interferi no corpo da mulher,o seu corpo é responsabilidade da pessoa. E o feto até determinada semana é apenas um" monte de celulas e não um ser vivo que desempenha complexas reações. Não podemos comparar um adulto com uma celula "estranha". 


     ”Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos de AIDS, mas matar crianças inocentes não nos assusta. O aborto é pior do que a fome, pior do que a guerra”
 (Madre Teresa de Calcutá) TENHA MENTE ABERTA... 


Publicado por Hércules Fernandes Moreno e Devid Henrique

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Clones: Anjos ou demônios?

     Em 1997 um grupo de cientistas escoceses anunciaram a criação do clone de uma ovelha, a Dolly. Com isso se iniciou a Era dos Clones. A ovelha ao mesmo tempo simbolo religioso, Dolly passou a ser um importante marco na história da ciência e do mundo. A simpática ovelhinha da raça finn-dorset de focinho rosado, conseguiu para a alegria de muitos e tristeza de outros, a destruição do maior privilegio humano e uma verdade atormentadora: não somos mais únicos.

                                  
                                                            Ovelha Dolly

                                                                  
 A questão

     A receita para se construir um mamífero é muito simples: Os cientistas inplantaram num óvulo não fecundado e sem material genético e o fundiu com uma célula doada de outra ovelha na qual queriam clonar. Tava aí o clone. Dolly nasceu da tentava número 277ª e "Se queressimos fazer a mesma coisa com um humano, o que absolutamente não é o caso, as difuldades seriam abismalmente grandes" disse Iam Wilmut chefe da equipe de cientistas. Mas o que garante que em algum lugar escondido e desconhecido por todos, um insensível "alquimista esteja tentando clonar um humano? E se já foi clonado? Até onde vai os limites da nossa ciência?
     Não é de se estranhar que exista o medo de ressuscitar, clonar os grandes vilões da história, ou até mesmo ganhar proveito e dinheiro com clone de celebridades.
                                                                                    
                                       De corpo e alma


     Mas o efeito mais polêmico mesmo, foi a religiosa. Com as técnicas para um provável clone humano (sem mãe nem pai) fruto de mera curiosidade, irritou e ofendeu religiosos de todo o mundo, e que segundo o Papa estavamos tornando "arrogantemente melhor que o do Criador". A novas ideias sempre causaram temor e revolta por parte da igreja Católica, como quando apresentado o modelo heliocêntrico, ou até mesmo quando foi apresentado a teoria da evolução do Darwin. Mas com o passar do tempo elas foram aceitas e mudaram para o positivamente a vida da gente. Será que com o tempo a clonagem humana não possa ser vista como algo natural e importante?

  O lado científico

     Mas a clonagem tem vários propósitos científicos importantes. Abaixo esta uma lista dos dois principais:

- Obter células tronco, podendo por exemplo a reconstituição de uma medula ou outro órgão.

-Ajudar casais que são inférteis a terem filhos.


     Isso ainda não é possível em seres humanos, mas já vem sendo usado em outros animais em extinção e aprimoramento genético de vacas. No entanto, até que a técnica seja dominada não temos muitas opções a não ser os métodos atuais.

Fim de conversa

Bem, creio que já falei sobre os aspectos mais importantes e isso nada mais é sobre as faces do assunto. Portanto se você é a favor ou não da clonagem humana, poste a sua opinião nos comentários. Os melhores serão colocados aqui neste artigo. Escreva logo e ABRA SUA MENTE.




Publicado por Devid Henrique.